Mostrar Aviso

Unimed Jaboticabal inova e presta orientação nutricional a pacientes durante as compras

Unimed Jaboticabal inova e presta orientação nutricional a pacientes durante as compras

Objetivo da ação foi o de orientar os pacientes na escolha dos alimentos a partir da leitura das informações nutricionais

A Unimed Jaboticabal convidou, nessa terça-feira (30), um grupo de pacientes do Serviço de Medicina Preventiva (Sempre) para orientá-los durante as compras de alimentos. A ação, realizada no Supermercado da Nova, em Jaboticabal, teve como objetivo ensinar os participantes a interpretarem informações nutricionais dos rótulos e ajuda-los na escolha dos produtos mais saudáveis.

A atividade foi conduzida pelas nutricionistas Michela Martins e Luciana Torquato e pela psicóloga Solange Silva. Elas forneceram uma lista típica de supermercado que incluiu diversos alimentos, como queijo, macarrão, biscoito e refrigerante. A partir dela, os pacientes foram às prateleiras e passaram a examinar os rótulos, anotando as informações nutricionais para avaliar os benefícios ou prejuízos oferecidos pelos alimentos.

Para Michela, a informação correta é essencial para que o paciente possa fazer escolhas acertadas na hora das compras. “O alimento light, por exemplo, apresenta uma redução de 25% ou mais em itens como caloria, gordura ou sódio, entre outros. Já o diet, indica que determinado componente nutricional é totalmente retirado daquele produto, como o açúcar”, afirma.

Os pacientes identificaram, por exemplo, que uma marca de gelatina diet apresenta em suas informações nutricionais mais sódio do que a gelatina comum. “Nesse caso, o paciente com pressão alta deve preferir a comum, e um paciente diabético deve optar pela diet”, reforça a nutricionista.

Os pacientes participantes aprovaram a iniciativa. “É ótimo poder realizar esse tipo de atividade. Eu não tenho o hábito de ler o rótulo dos alimentos, mas vi que é muito importante comparar as informações, como dos alimentos integrais e normais, por exemplo”, avalia a dona de casa Andreia Miranda Ferreira.

“Esse tipo de ação ajuda a identificar os alimentos de forma muito personalizada, conforme a minha necessidade. Se você precisa controlar a pressão, é fundamental verificar a quantidade de sódio dos alimentos”, ressalta o analista de sistema Adilson Sebastião, que participou da visita. “Eu não tinha o costume de olhar os rótulos. Como preciso controlar peso e pressão, a partir de agora vou poder fazer uma análise mais completa do que eu consumir”, completa.

 

Diferencial

Promover atividades em ambientes abertos, fugindo da rotina do dia a dia, é o diferencial que a Unimed Jaboticabal apresenta a seus pacientes, na avaliação da empresária Andreia Mendes Merenda. “Às vezes, vamos a uma praça, ou a um lugar aberto, e esse tipo de descontração, saindo da formalidade, ajuda a assimilar as orientações de forma mais eficaz”, afirma.

Deixe seu comentário