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Núcleo de Segurança do Paciente

Núcleo de Segurança do Paciente

Segundo a RDC n°. 36/2013, a cultura de segurança é definida como “conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde”.

O inciso VI do Art. 5º da Portaria n°. 529/2013 trata que a promoção da cultura de segurança com ênfase no aprendizado e aprimoramento organizacional, engajamento dos profissionais e dos pacientes na prevenção de incidentes, com destaque em sistemas seguros, evitando-se os processos de responsabilização individual como uma das estratégias de implementação do PNSP.

Com base nessas legislações, o Núcleo de Segurança do Paciente da Unimed Jaboticabal, estimula a sua Rede de Prestadores à adoção de práticas de segurança de seus pacientes, através de Protocolos, Plano de Segurança do Paciente e demonstrativos de Indicadores monitorados pela Operadora.

Indicadores monitorados pelo Núcleo de Segurança do Paciente:

  • Consumo de sabonete líquido
  • Consumo de álcool em gel
  • Eventos Adversos

Protocolos de Segurança do Paciente e Plano de Segurança do Paciente (clique para abrir os arquivos em PDF):

-Plano de Contingência COVID-19

-Plano de Segurança do Paciente

-Protocolo de Higienização das Mãos

-Protocolo de Identificação do Paciente

-Protocolo de Prevenção de Queda

-Protocolo de Prevenção de Úlcera por Pressão

-Protocolo para atendimento de casos suspeitos de Coronavírus