José Carlos Teixeira é homenageado pelos 50 anos de formatura pela Faculdade de Ciências Médicas de MG

José Carlos Teixeira é homenageado pelos 50 anos de formatura pela Faculdade de Ciências Médicas de MG

Cooperado da Unimed Jaboticabal desde sua fundação, o médico do trabalho José Carlos Teixeira foi homenageado pelos 50 anos de sua formação pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. A solenidade foi realizada nos dias 10, 11 e 12 de outubro, em Belo Horizonte, sede da instituição de ensino superior.

Durante sua visita, o homenageado pôde reencontrar colegas que não via há 50 anos, desde que concluiu sua formação. “Foi muito importante esse encontro. É emocionante retornar ao local onde você se formou. É a primeira vez que retorno à faculdade e muitos dos colegas eu não via desde então”, afirmou.

Nascido em Bom Despacho, Minas Gerais, Teixeira ingressou no curso de medicina em 1964, finalizando-o em 1969. Durante os anos de graduação, no entanto, teve que dividir o tempo de estudos com atuação acadêmica e profissional. “Fui monitor de Anatomia do curso durante quatro anos, e me emocionei ao retornar ao local durante a visita, com ela em funcionamento, pela estrutura que foi criada e condições de trabalho”, ressaltou.

“Também durante meu período em Belo Horizonte, prestei concurso e passei como soldado para a Polícia Militar de Minas Gerais, passei e fui trabalhar no Banco de Sangue. No 4º período da faculdade, fui transferido para Auxiliar de Cirurgia do Hospital da PM. Ao todo, trabalhei por quase 6 anos no local”, completou.

No mesmo período em que trabalho no Hospital da Polícia Militar, ele atuou no Hospital Felício Rocho ao lado do médico Claudio Almeida, que era seu professor de técnica operatória e foi uma de suas grandes inspirações na área médica.

A solenidade em homenagem à turma que completou 50 anos de formação conseguiu reunir 50 dos 78 alunos que completaram o curso em 1969. Além disso, dois professores da época, ainda vivos, também estiveram presentes ao evento.

“Foi muito emocionante a homenagem feita aos nossos 21 colegas que já faleceram. Além disso, mantenho relacionamento de amizade com alguns dos colegas, e é sempre bom revê-los”, disse.

Trajetória Acadêmica e Profissional

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, José Carlos Teixeira tem o título de especialista em medicina do trabalho. Além disso, fez pós-graduação em Saúde Pública pela USP de Ribeirão Preto, em Administração Hospitalar pela Unaerp, em Auditoria Médica pela Fundação Unimed e em Atenção Primária à Saúde pela Unimed do Brasil.

Durante a carreira, atuou como médico da Associação dos Canavieiros de Guariba, entidade da qual foi Diretor Médico e, durante o período, foi responsável pela implantação do Hospital dos Canavieiros (Hospital Dr. Francisco Carneiro de Albuquerque). Trabalhou ainda durante 28 anos como médico do trabalho na Usina Bonfim.

Veio para Jaboticabal para atuar no Hospital São Marcos e participou da fundação da Unimed Jaboticabal, da qual é cooperado desde o seu início, há 26 anos. Foi também secretário da saúde de Guariba (em duas oportunidades) e de Jaboticabal.

Atualmente, é responsável pelo Programa Idoso Bem Cuidado, no Espaço Viver Bem, da Unimed Jaboticabal, é coordenador da estratégia de saúde da família da rede pública do município e atende pacientes em seu consultório.

É casado com Silvia Maria Nappo Teixeira, com quem três filhos: José Carlos Teixeira Júnior, Eduardo Nappo Teixeira e Luciana Nappo Teixeira – que seguiu os passos do pai e, atualmente, é médica reumatologista.

Deixe seu comentário

Av. Carlos Berchieri, 791

Nova Jaboticabal

(16) 3209 - 2433

Informações

Fale Conosco

faleconosco@unimedjaboticabal.coop.br