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Espaço Viver Bem: Atendimento diferenciado na atenção à saúde (Parte III)

Espaço Viver Bem: Atendimento diferenciado na atenção à saúde (Parte III)

Dando prosseguimento às reportagens sobre o ESPAÇO VIVER BEM, hoje vamos explicar como funciona um departamento muito importante para empresas e trabalhadores: O DSSO (Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional).

O Departamento existe para atender às exigências das normas regulamentadoras do ministério do trabalho, que estabelecem que todas as empresas que tenham trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) independentemente do risco e do número de trabalhadores, devem monitorar a saúde de seus funcionários através de exames clínicos e exames complementares, conforme o risco ao qual cada trabalhador esteja exposto.

O coordenador do departamento, Dr. José Donizete Thomazini, explica quais são esses riscos.
“Eles podem ser físicos, químicos, biológicos e até ergonômicos. Falava-se muito em saúde preventiva e curativa, mas a saúde do trabalhador é o principal alicerce da prevenção em saúde. A partir do momento que a gente coloca a saúde do trabalhador, a saúde preventiva e, em outros aspectos, a saúde curativa – que seria a detecção e tratamento de doenças – a gente passa a ter uma ação integrada em saúde”.

Essa atenção à saúde envolve cinco categorias de exames:
– Exames Admissionais;
– Exames Demissionais (feitos 10 dias antes do desligamento do trabalhador);
– Exames Periódicos (que podem ser feitos anualmente, bianual ou alguns, por necessidade da Lei, repetidos a cada 6 meses);
– Exames de retorno ao trabalho (feitos com todo trabalhador que fique 30 dias ou mais afastado por qualquer motivo de saúde);
– Exame de mudança de função.

Este último, pode envolver mudança de risco, como explica Dr. Thomazini. “Em termos de saúde ocupacional, se dentro da empresa o trabalhador muda a função, pode mudar o risco que ele corre ao exercer aquela nova função. Então, ele tem que passar por um exame para saber se o risco existe. ”

Especialista em medicina do trabalho, o coordenador lembra que o departamento foi criado há 25 anos e que em todo esse tempo, a Unimed vem garantindo às empresas clientes essa atenção integral à saúde, através da saúde do trabalhador.
“É muito importante que a Unimed esteja integrada às empresas parceiras, para cuidar do que elas têm de muito importante: sua força de trabalho! Seus colaboradores devem gozar de boa saúde, pois isso reflete no bom andamento dos trabalhos, na eficiência dos serviços e na produtividade”.

O serviço de Segurança e Saúde Ocupacional pode ser oferecido a qualquer empresa interessada. Para mais informações ligue: (16) 3209 – 2433 / opção 6.

Unimed Jaboticabal. Cuidar de você. Esse é o plano!

Produção: Ana Carolina
Fotos: Cláudio Paulino
Reportagem: Jose Vantini Júnior

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