Antibióticos: saiba como armazená-los corretamente

Antibióticos: saiba como armazená-los corretamente

Qualquer medicamento deve receber cuidados especiais quando o assunto é armazenamento, como mantê-lo longe da luz direta, em local seco e afastado de paredes para evitar umidade. Mas os antibióticos, de acordo com a farmacêutica Leandra Soares, da Unimed Jaboticabal, merecem uma atenção especial.

“O antibiótico, quando não armazenado corretamente, pode sofrer variações de temperatura, provocando a perda de sua eficácia no combate a uma enfermidade”, explica a farmacêutica.

Segundo a profissional, antibióticos em pó, de uso pediátrico, que posteriormente recebem água filtrada em sua composição, devem ser guardados na região central da geladeira, embalados em um saco plástico limpo para evitar o contato com alimentos e o consumo inadequado por parte das crianças, que podem confundi-los com sucos, por exemplo.

“Vale reforçar que este tipo de medicamento jamais pode ser guardado no congelador, onde a temperatura é muito baixa, nem mesmo em sua porta, onde há uma variação de temperatura em virtude do seu acionamento constante. De uma maneira geral, deve-se seguir à risca as recomendações do farmacêutico durante a compra do medicamento”, orienta Leandra.

Deixe seu comentário

Av. Carlos Berchieri, 791

Nova Jaboticabal

(16) 3209 - 2433

Informações

Fale Conosco

faleconosco@unimedjaboticabal.coop.br